terça-feira, 30 de setembro de 2008

Curiosidades- Palavras

Antigamente, na Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do rei (a não ser que se tratasse de um membro da família real). Quando queriam fazer amor, tinham que pedir para o monarca, que lhes entregava uma placa, que deviam colocar na frente da porta de seu quarto enquanto tivessem relações. A placa dizia "Fornification Under Consent of the King". Essa é a origem da palavra "fuck".

Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: "0 Killed"(zero mortos). Dai surgiu a expressão "O.K." para indicar que tudo correu bem.

Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referira São José, diziam sempre "Pater Putatibus", abreviando em "P.P". Daí surgiu a idéia, nos países de colonização espanhola, de chamar os José de "Pepe".

Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígines australianos que eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O aborígine sempre repetia "Kan Ghu Ru", e portanto o adaptaram o nome a la inglesa, "kanguroo" (canguru). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: "não te entendo".

A parte do México conhecida como Yucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, o índio respondeu "Yucatan". Mas o espanhol não sabia que ele estava informando "não sou daqui".

Os telhados na época pós descobrimento do Brasil não eram simétricos como as telhados franceses, porque os moldes das telhas eram as coxas dos escravos negros, alguns tinham a coxa fina outros mais grossa então o telhado não ficava uniforme. Dai que surgiu a expressão "Fazer nas coxas".

Em Portugal, devido a baixa taxa de natalidade, as pessoas eram obrigadas a ter relações: F.O.D.A. (Fornicação Obrigatória por Despacho Administrativo), dai a origem da palavra FODA. Quem fosse solteiro ou viúvo, tinha que ter na porta a sigla P.U.N.H.E.T.A. (Processo Unilateral de Normalização Hormonal por Estimulação Temporária Auto-Induzida).

A palavra 'cheque-mate' deriva da expressão persa 'Shah Mat', que significa 'o rei está morto'.

A frase "The quick brown fox jumps over the lazy dog." usa todas as letras incluindo o X,Y, Z e W!

A única palavra de 15 letras que pode ser soletrada sem repetir nenhuma é "uncopyrightable"!

Nenhum comentário: