terça-feira, 14 de outubro de 2008

Tróia não teve cavalo nem Helena

Há mais de 15 anos, arqueólogos dos dois países escavam uma pequena área perto do litoral turco, onde a cidade de Tróia realmente existiu. Esses arqueólogos contam que, Tróia foi destruída por volta do ano 1200 a.C., mas não por apenas uma guerra., mas sim por várias "Guerras de Tróia".
No entanto, o motivo das guerras é muito mais mundano do que se imagina. As guerras foram travadas provavelmente por causa da posição estratégica de Tróia e não por causa do rapto de Helena, "a mais bela mulher de sua época". Na verdade não há nenhum tipo de evidência de que uma bela mulher estivesse envolvida na história.

Cavalo de Tróia
Quanto ao famoso cavalo, o presente dado "pelos Deuses" aos troianos, onde os soldados gregos estariam escondidos para o ataque, também não há nenhuma evidência de que tenha existido. "Até na época dos gregos, já se duvidava da existência do cavalo."

Barcos
Um dos mitos é que os gregos teriam chegado a Tróia em mais de mil barcos. Os gregos de Micenas não teriam como ter juntado uma força marinha tão grande, dizem os arqueólogos alemães.
A própria existência de Homero, o qual escreveu tais "mitos" é questionada, e a forma como ocorreu a destruição de Tróia também. As provas indicam uma catástrofe com fogo.
Os arqueólogos admitem, no entanto, que Tróia pode ter sido cercada por dez anos, como diz a história contada por Homero. Na Idade do Bronze, Tróia era bem fortificada, com grandes torres, portões altamente protegidos e muros em torno de toda a cidade, além de fossas de defesa. Era um local extraordinariamente difícil de ser conquistado. Então, é provável que guerras em Tróia tenham levado muito tempo.

Mistura de elementos
Como diz o professor de literatura grega da USP André Malta, autor de O Resgate do Cadáver. O Último Canto de Ilíada (Estudo e Tradução), "mesmo sendo ficção, há vários elementos históricos na obra de Homero". "Os gregos viam os heróis épicos como seus antepassados longínquos e aqueles fatos como tendo realmente acontecido", afirma o professor.
"Os vestígios arqueológicos nos mostram que várias Tróias foram destruídas no mesmo sítio e que a realeza micênica do século 12 a .C. era muito semelhante à retratada por Homero". E completa: "O fato é que a Ilíada é uma mistura de elementos lingüísticos, sociais e históricos".

Nenhum comentário: