terça-feira, 14 de outubro de 2008

Amazónia: descoberta espécie de formiga mais antiga do Mundo

Uma espécie de formiga até agora desconhecida, pertencente a uma linhagem com mais de 120 milhões de anos, foi descoberta na Amazónia.
Segundo a SIC Notícias, a descoberta é considerada importante por poder ajudar a conhecer melhor a biodiversidade e a evolução das formigas.

A descoberta, da autoria de um biólogo da Universidade do Texas, Christian Rabeling, em 2003, ocorreu na cidade brasileira de Manaus, no coração a Amazónia.

Quanto à formiga, baptizada de «Martialis heureka» («Formiga de Marte»), é a descendente dos ancestrais mais antigos destes insectos e foi a primeira a evoluir.

«Esta descoberta talvez seja de grande importância em termos de evolução e revela uma riqueza de espécies de formigas que vivem ainda escondidas no solo da selva virgem», explicou o investigador nos Anais da Academia Americana de Ciências, acrescentando que, «com base nos nossos dados de fósseis, presume-se que o antepassado da presente formiga deva assemelhar-se a uma espécie de vespa, talvez semelhante à da vespa formiga primitiva Sphecomyrma, agora extinta».

De acordo com os dados recolhidos por Rabeling, a Martialis heureka media entre dois a três milímetros, era cega, pálida e dotada de grandes mandíbulas, provavelmente para agarrar suas presas.

Diário Digital

Nenhum comentário: